Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

GITES realiza aula espelho sobre Cibersegurança na Gestão de TI com IFSP Catanduva

GITES realiza aula espelho sobre Cibersegurança na Gestão de TI com IFSP Catanduva

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 11h00
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 11h00
  • Acessos: 254

Nos dias 19/11 e 28/11 realizamos a prática de ensino caracterizada como aula espelho digital entre o IFSP Pirituba e o IFSP Catanduva, em consequência de um plano de ação de ensino para construção de parceria entre campi discutido no intercâmbio internacional (https://ptb.ifsp.edu.br/index.php/noticias-e-publicacoes/item/1746-internacionalizacao-professor-do-ifsp-pirituba-participa-de-programa-de-hospedagem-pedagogica-em-bogota-colombia), e também na visita internacional do Prof. Dr. Leonardo Juan Ramírez López - UMNG que recebemos na segunda quinzena de novembro (https://ptb.ifsp.edu.br/index.php/noticias-e-publicacoes/item/1754-internacionalizacao-campus-pirituba-recebe-visita-de-pesquisador-estrangeiro-da-colombia-para-articulacao-de-acoes-de-ensino-pesquisa-e-extensao).

O GITES (Grupo de informática e Tecnologia em Educação e Sociedade) tem realizado um trabalho de aprimoramento de metodologias ativas de ensino com docentes, discentes e pesquisadores ao longo dos últimos dois anos, com trabalho colaborativo com a equipe multidisciplinar - liderada pelo Prof. Me. Renato Cristiano Montanher  e pelo  NDE do TADS - liderada pelo Prof. Dr. Fabio Oliveira Teixeira. Por meio de discussões e reflexões de estratégias que combinam a modalidade de ensino EaD e também metodologias ativas que podemos utilizar em aula presencial.

A aula espelho digital é uma metodologia inovadora que utiliza uma estruturação de aula no formato híbrido (com recursos tecnológicos remotos e presenciais), em que um professor pode estar remoto, e outro professor junto com uma turma de modo presencial. Na dinâmica adotada pelos docentes Prof. Me. Igor Calebe Zadi (IFSP Catanduva) e Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile (IFSP Pirituba) procuramos estabelecer reuniões de planejamento para verificar quais conteúdos e temas de interesse poderiam ser combinados para execução da aula espelho digital. A partir de conversas realizadas em reuniões do GITES ficou definido que realizaremos no final de 2024 - uma aula piloto utilizando essa metodologia, de modo que fosse especificado dois componentes curriculares: Gestão de TI no contexto do curso de ADS do IFSP Catanduva, e também Cibersegurança como componente curricular do PPC do curso técnico de redes integrado ao ensino médio do IFSP Pirituba. O plano de aulas foi definido para 6 aulas no total, sendo quatro aulas para o curso superior em ADS e duas aulas para o curso técnico de redes de computadores. 

No dia 19/11 realizamos as quatro primeiras aulas espelho com a participação, de modo remoto, do Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile (IFSP Pirituba) e a presença do ADS-Catanduva de modo presencial em seu campus com o Prof. Me. Igor Calebe Zadi (IFSP Catanduva). A aula foi estruturada com: 1) tema: Cibersegurança na Gestão de TI; 2) Metodologia: aula espelho digital (dialogada e expositiva) com análise de estudos de caso; 3) Atividade de classe: análise de estudos de caso de acordo com modelo de investigação de cibersegurança; 4) Atividade de Laboratório: utilizar o modelo de McCumber para inferir sobre ações de um analista de sistemas em conjunto com um gestor de TI; 5) Correção e devolutiva de atividade de classe e laboratório. A parte conceitual sobre modelo de McCumber e operações de segurança com os estudantes foi realizada pelo Prof. Basile (IFSP-Pirituba), e a complementação e exercício de classe e laboratório com estudos de caso foi realizado pelo Prof. Igor (IFSP-Catanduva).



No dia 28/11 realizamos as outras duas aulas espelho com a participação, de modo remoto, do Prof. Me. Igor Calebe Zadi (IFSP Catanduva) e a presença do curso técnico de REDES de modo presencial do IFSP Pirituba do Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile, e também do Prof. Me. André Luiz Favareto. A aula foi estruturada de modo espelhado em relação a metodologia com a parte conceitual ministrada nessas aulas pelo Prof. Igor, e os estudos de casos, a complementação, e exercícios apresentados e discutidos pelo Prof. Basile, com linguagem e ênfase da aula voltadas ao ensino de Cibersegurança na Gestão de TI, fazendo uma adaptação do conteúdo do curso superior ADS para o ensino técnico de redes. 





Os estudos de caso foram escolhidos para que houvesse tanto por parte dos estudantes, mas também por parte dos docentes uma visão aplicada dos conteúdos trabalhados pelo modelo de McCumber. operações de segurança, frameworks, normas e padrões utilizados na Gestão de TI e aplicados em diversas estratégias de ações em cibersegurança. Entre os estudos de caso estavam: infecção por malwares, golpes online, e cibersegurança relacionada aos conflitos do oriente médio. Os temas principais e temas transversais abordados apontam para discussão de conscientização e treinamento em cibersegurança, assim como também questões de proteção de dados e direitos humanos no mundo conectado globalizado.

Análise das respostas dos estudantes participantes das aulas espelho foram discutidas entre os professores para avaliação da estratégia, e também da dinâmica realizada. Com o reforço da necessidade de manutenção de novas estratégias que possam trazer ao estudante uma motivação extrínseca as dinâmicas já realizadas pelos docentes de modo tradicional, e com destaque ao resultado das discussões no GITES, na equipe multidisciplinar do TADS-IFSP-PTB e NDE-TADS-IFSP-PTB que foram utilizadas nessa atividade

No ano de 2025 realizaremos ações com a metodologia de aula espelho digital com nosso parceiro internacional, também com a temática de cibersegurança com ênfase ao valor dos dados, de modo que trataremos também a importância do fortalecimento do estudo em segurança digital em todas as áreas da sociedade e faixas etárias.

Autores

Prof. Dr. Felipe Rodrigues Martinez Basile

Prof. Me. Igor Calebe Zadi
Prof. Me. Andre Luiz Favareto

registrado em:
Fim do conteúdo da página