• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 18h31
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 10h37

Egresso e professor/pesquisador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFSP Campus Catanduva publicam artigo na qualificada revista Nature Scientific Reports (Qualis A1). A pesquisa foi realizada em conjunto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia e Universidade de Manchester (Reino Unido).

O ex-aluno Gabriel Souto Ferrante terminou sua graduação no IFSP Campus Catanduva no ano de 2020 e seguiu os seus estudos acadêmicos como aluno de mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Na graduação, Gabriel foi aluno de Iniciação Científica (IC) sob orientação do prof. Luis Hideo Vasconcelos Nakamura e, no mestrado, esteve sob orientação do prof. Rodolfo Ipolito Meneguette. Tanto na graduação quanto no mestrado, Gabriel realizou pesquisas pertinentes na área de computação com a aplicabilidade para preservação ambiental.

Em resumo, na recente pesquisa publicada, os autores abordaram o uso de Inteligência Artificial (IA) para identificar animais silvestres em extinção que realizam a travessia em rodovias. Dessa forma, o sistema é capaz de identificar quais espécies estão correndo maior risco de serem atropeladas e o sistema, também, poderá ser utilizado para alertar condutores sobre possíveis animais cruzando as rodovias. A grande contribuição computacional está na comparação de diversas versões da arquitetura Yolo (You only look once) utilizada como ferramenta de IA para detecção dos animais em extinção.

A importância da contribuição do trabalho dos pesquisadores foi reconhecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que realizou uma reportagem para a sua revista de pesquisa.

Link para a entrevista da Revista Pesquisa Fapesp:

Link para o artigo publicado: