Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PESQUISA SOBRE PRINCESAS NEGRAS NO IFSP-CÂMPUS CATANDUVA

  • Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 14h31
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 14h34
  • Acessos: 401

No dia 20 de março, o  curso de Pós-Graduação Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I recebeu a palestrante Jocelma Santos de Oliveira para falar sobre a construção de sua pesquisa intitulada “Princesas negras de Kiusam de Oliveira: um mergulho no livro de Omo-Obá”.  A pesquisa foi construída a partir de um enfoque teórico-metodológico de “narrativas de si” e traz importante contribuição  à formação docente que visa instigar o olhar reflexivo e atitude de pesquisa em nossas estudantes.  A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marilda Beijo do IFSP-Câmpus Catanduva.

Na busca por educação antirracista na educação básica e superior, a palestra intitulada “Eu, mulher negra, professora e pesquisadora” provocou um importante debate sobre os estereótipos de princesas brancas (de pele e olhos claros, cabelos lisos, de características psicológicas como docilidade, meiguice, candura, fragilidade e subordinação, etc.) que não representam o vasto e diverso público feminino. Para contrapor a essas figuras estereotipadas Jocelma apresentou personagens do livro infanto-juvenil Omo-Obá, apresentando a força, a genialidade, o atrevimento, a rapidez e determinação  de princesas negras.  Para a professora e pesquisadora, estas características não só colaboram para a constituição da autoestima de meninas negras. Elas são constituidoras de uma disputa que antes de tudo é política e ideológica, marcando positivamente a trajetória de meninas e mulheres de todas as raças.

A atividade integra um conjunto de eventos alusivos ao dia internacional da mulher que ocorrem no mês de março no IFSP. 

Por : Iara Tiggemann – Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I

 

Mulheres 1      Mulheres 2     Mulheres 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página