CINE-DEBATE “AS SUFRAGISTAS”

• Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 14h26
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 14h27

Na noite do dia 15 de março de 2023, os cursos de formação de professores do IFSP-Câmpus Catanduva promoveram o cine debate sobre o filme “As Sufragistas”.  O filme retrata o movimento de mulheres em torno da luta pelo voto, em 1912, na cidade de Londres, Inglaterra,  país em que a industrialização já se encontrava consolidada.

Para o debate, a atividade contou com a discussão qualificada da professora Tatiane C. F. Basconi, que destacou que o filme trata de temas como assédio moral e sexual, violências física e psicológica, dentre outros,  que comovem os/ as espectadores/as. O filme é potente e de enredo comovente. Para Tatiane C. F. Basconi, a chave analítica de leitura do filme é a luta de classes no sistema capitalista. A professora que realiza seu doutorado em  Geografia na UNESP de Rio Claro, fundamentou sua discussão  trazendo trechos do livro O Capital, de Karl Marx, em que o autor apresenta a exploração, subjugação e opressão de corpos femininos e infantis como um dos efeitos imediatos da produção mecanizada sobre a classe trabalhadora. Ou seja, apesar da importante luta das mulheres pelo direito ao voto, a exploração e opressão não se resolvem com o direito ao mesmo, evidenciando a necessidade de colocar luz à questão da luta de classes.

Para além da exploração do trabalho, o filme também aponta para as relações desiguais na família que se referem aos direitos sobre filhos e a posição que as mulheres ocupam no casamento.  Durante o debate, alunos/as e professores/as dos cursos de Licenciatura em Química e Especialização em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I abordaram diversas falas e cenas do filme, analisando-as criticamente. Vários depoimentos de estudantes evidenciaram o quanto a luta travada pelas sufragistas foi importante no século XX, e o quanto ainda temos por lutar por igualdade de direitos.

Por : Iara Tiggemann – Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I

Cine debate 1      Cine debate 2     Cine debate 3