Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio virtual

Intercâmbio virtual

• Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 07h59
  • Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 07h59

O Teletandem é um projeto de intercâmbio virtual em que estudantes de diferentes culturas e distantes geograficamente formam duplas ou grupos e encontram-se virtualmente por um período determinado por seus professores para se ajudarem na aprendizagem de seus idiomas. O IFSP-Barretos tem oferecido o projeto desde 2021 e já atendeu mais de 200 estudantes do Brasil e do exterior em parcerias de português e inglês. O IFSP Catanduva fará parte do projeto este ano em parceria com o IFSP Barretos e o Instituto Caro y Cuervo na Colômbia com práticas de português e espanhol.
A proposta do Teletandem foi idealizada e vem sendo promovida pela UNESP há mais de 15 anos. Do lado brasileiro, os estudantes têm como objetivo a prática da língua espanhola e a aprendizagem de aspectos culturais de seus interlocutores, enquanto que, na Colômbia, o interesse é na língua portuguesa e na cultura brasileira. Em linhas gerais, a participação acontecerá assim: os estudantes, do Brasil e do exterior, se encontrarão virtualmente para a praticarem os idiomas e realizarem tarefas telecolaborativas propostas pelos mediadores e professores. Os encontros virtuais têm duração de 50 minutos, dos quais 25 minutos devem ser dedicados a uma língua e os outros 25 à outra. Além dos encontros com os parceiros, os estudantes também deverão participar de sessões de mediação em grupo para reflexão sobre a experiência e discussão estratégias de aprendizagem.
Para participar, você deve:
i)ser estudante regularmente matriculado em curso superior no IFSP Catanduva, IFSP Barretos OU em outra instituição de nível superior OU servidor do IFSP OU recém formado;
(ii) ter acesso a equipamento eletrônico, preferencialmente um computador, conectado à internet e que permita a realização de videoconferência pelo aplicativo ;
(iii) ter proficiência linguística suficiente para manter uma conversa em língua espanhola por meia hora (desejável nível A2 ou superior)
(iv) participar do encontro tutorial;
(v) ter disponibilidade nos dias e horários dos encontros virtuais.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/15tkgtEXas7YYMsDL80pvHjX7I9lIqGcZN17xI4O3VjU/edit

Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do e-mail larissa.oliveira@ifsp.edu.br ou por meio do telefone/whatsapp (17)3524-9718.