Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado da Direção Geral sobre as informações de ameaças às instituições de ensino veiculadas nas redes sociais.

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 14h20

A Direção Geral do IFSP Catanduva vem orientar estudantes e familiares em relação às informações de ameaças às instituições de ensino que estão sendo veiculadas e compartilhadas nas redes sociais. Ressaltamos que nenhuma ameaça específica ao campus do IFSP Catanduva chegou ao nosso conhecimento até o presente momento.

No entanto, o campus está atento a qualquer anormalidade que possa acontecer, reconhecendo a sensação de insegurança que essas mensagens de violência causam a todos os indivíduos. A escola dispõe de seguranças e portaria para controlar o acesso às dependências internas do campus, bem como de sistema de câmera distribuído por todo o espaço institucional. A escola também está em contato com as autoridades, seguindo as orientações da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Recomendamos que as mensagens das redes sociais não sejam compartilhadas, mas sim direcionadas às autoridades competentes da segurança pública e do IFSP. O contato pode ser feito pelo telefone 190, possibilitando à segurança pública reforçar a ronda nas escolas. Além disso, avisem aos Coordenadores de Curso, Diretor Geral e Diretor Educacional da instituição para que possamos ficar atentos em relação a qualquer situação atípica na escola.

Outra possibilidade de denúncia é o canal de comunicação criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para atender essas demandas de violência escolar. É um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que teve início na última quinta-feira (6). Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataques às escolas e a comunidade escolar.

Basta copiar e colar o link no formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Não é exigida a identificação do denunciante. Todas as denúncias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.

O IFSP campus Catanduva reforça o compromisso com a segurança de toda a comunidade escolar, realizando as ações institucionais possíveis à nossa realidade. Destacamos que estamos abertos às sugestões das famílias, estudantes e servidores para aumentar e melhorar a segurança institucional. O contato pode ser feito através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e/ou telefone (17) 3524-9715.

Comunicado nº 3/2023.