PESQUISA SOBRE PRINCESAS NEGRAS NO IFSP-CÂMPUS CATANDUVA
No dia 20 de março, o curso de Pós-Graduação Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I recebeu a palestrante Jocelma Santos de Oliveira para falar sobre a construção de sua pesquisa intitulada “Princesas negras de Kiusam de Oliveira: um mergulho no livro de Omo-Obá”. A pesquisa foi construída a partir de um enfoque teórico-metodológico de “narrativas de si” e traz importante contribuição à formação docente que visa instigar o olhar reflexivo e atitude de pesquisa em nossas estudantes. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marilda Beijo do IFSP-Câmpus Catanduva.
Na busca por educação antirracista na educação básica e superior, a palestra intitulada “Eu, mulher negra, professora e pesquisadora” provocou um importante debate sobre os estereótipos de princesas brancas (de pele e olhos claros, cabelos lisos, de características psicológicas como docilidade, meiguice, candura, fragilidade e subordinação, etc.) que não representam o vasto e diverso público feminino. Para contrapor a essas figuras estereotipadas Jocelma apresentou personagens do livro infanto-juvenil Omo-Obá, apresentando a força, a genialidade, o atrevimento, a rapidez e determinação de princesas negras. Para a professora e pesquisadora, estas características não só colaboram para a constituição da autoestima de meninas negras. Elas são constituidoras de uma disputa que antes de tudo é política e ideológica, marcando positivamente a trajetória de meninas e mulheres de todas as raças.
A atividade integra um conjunto de eventos alusivos ao dia internacional da mulher que ocorrem no mês de março no IFSP.
Por : Iara Tiggemann – Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I
Redes Sociais