Alunos do câmpus Catanduva conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021
Desde o início de 2020, o Câmpus Catanduva desenvolve o projeto IFRobots com alunos dos cursos Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio e Engenharia de Controle e Automação sob a coordenação do professor Everthon Silva Fonseca e dos professores orientadores: Cristiano Donizeti Ferrari, Jair de Martin Júnior e Pablo Sampaio Gomes Natividade.
O projeto tem apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) para compra de itens dedicados à construção de robôs móveis e participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e que tem por objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Em 2021, foram 4 grupos de alunos participantes com um professor orientador em cada, totalizando 17 alunos do ensino médio integrado e 8 alunos da Engenharia de Controle e Automaçãocomo monitores. Durante o ano foram realizadas reuniões virtuais de estudos com os alunos, com o objetivo de estudar as provas teóricas anteriores e também de aprender a linguagem de programação do simulador Sbotics de robôs móveis da OBR, já que toda olimpíada ocorreu no formato virtual.
Na Prova Prática de Simulação, ocorrida no dia 08/08/2021, 3 equipesdo câmpus participaram e conseguiram finalizar a programação do robô móvel no ambiente virtual criado pela OBR atingindo o objetivo da tarefa a ser executada. As equipes IFRobots, MecaBots e Meca_CTD alcançaram as posições 52, 129 e 137 respectivamente, entre as 160 equipes participantes. Já na Prova Teórica, dividida em 2 fases e realizada nos dias11/06/2021(fase 1) e 25/08/2021 (fase2), 17 alunos inscritos do curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino médio participaram das provas e 5 alunos foram medalhistas:
Arthur Zana Côrtes (1º Ano) - Medalha de Mérito Estadual.
Guilherme Dermiglio Martinez (1º Ano) - Medalha de Mérito Estadual.
Clara Zampiroli Louzada (2º ano) - Medalha de Prata Nacional.
Alison José Pereira Neri (3º Ano) - Medalha de Prata Nacional.
Isabela Rosconi(3º Ano) - Medalha de Prata Nacional.
A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.
Redes Sociais