Página inicial > Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) > Assuntos > Rede de Miniestações Meteorológicas: Inovação, Educação e Clima na Rede Pública de Catanduva

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 10h50 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 10h51 | Acessos: 70

miniestações

Resumo

Este projeto tem como objetivo a implementação de uma rede de miniestações meteorológicas automáticas de baixo custo em escolas públicas na região de Catanduva-SP, dando continuidade a uma iniciativa de pesquisa e extensão desenvolvida pelo campus em 2022. Diferenciando-se pela sua expansão no âmbito da extensão, visa ampliar a integração com a comunidade escolar, englobando a instalação, manutenção e capacitação de professores da rede pública e interessados no estudo do microclima local por meio das estações instaladas nas próprias unidades educacionais.

Essas miniestações transmitirão dados climáticos – como temperatura, precipitação, umidade e pressão atmosférica – para um servidor web no campus do IFSP Catanduva, utilizando a tecnologia LoRaWAN para comunicação de baixa velocidade, longo alcance e custo reduzido. Esta tecnologia permite que cada estação envie dados diretamente ao servidor central de forma eficiente e econômica.

O aprimoramento das miniestações construídas no projeto anterior incluirá a incorporação da comunicação LoRaWAN e a instalação de baterias recarregáveis alimentadas por mini painéis solares, garantindo o funcionamento autônomo dos equipamentos. Este projeto visa adicionar mais miniestações, com potencial para estabelecer parcerias com escolas de outros municípios. Tal expansão tem o intuito de fomentar atividades pedagógicas que contribuam para a melhor compreensão dos fenômenos climáticos, valorizando a educação ambiental e a integração comunitária.

Coordenador: Marcos Aparecido Chaves Ferreira