AgroflorIF - Implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Campus Catanduva como instrumento de uma educação ambiental transformadora
Resumo
Desde o século XX tem-se reconhecido os impactos ambientais gerados pela ação humana, tanto nos diferentes contextos locais quanto em escala global. O crescimento das cidades, nesse contexto, tem imposto uma redução gradativa dos espaços verdes e cada vez mais pessoas, em especial os mais jovens, tem perdido o contato com a produção de alimentos no campo e com a natureza em si. No entanto, a população global cresce exponencialmente e a busca por qualidade de vida tem elevado a demanda por uma alimentação saudável e que gere menos impactos ambientais no seu processo produtivo. A agricultura e a conservação ambiental podem e devem ser praticadas em complementaridade e arranjos como os sistemas agroflorestais (SAFs) podem prevenir a degradação do solo e dos recursos hídricos enquanto potencializam a produção agrícola. A implantação de uma agrofloresta resgata a forma ancestral de cultivo, combinando inúmeras espécies vegetais e trazendo benefícios ecológicos para o meio, como a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos, a menor necessidade de fertilizantes e defensivos, a maior conservação de água e a produção de biomassa. Assim, o projeto aqui proposto objetiva dar continuidade às ações iniciadas em 2019 de implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Campus Catanduva, visando a sensibilização da comunidade interna e externa sobre as questões relativas a produção de alimentos e a participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
DÚVIDAS? Escreva para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
registrado em:
Extensão
Redes Sociais