Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Vídeo institucional de apresentação do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas discorrendo sobre o objetivo, o perfil e a área de atuação, com a participação de professores, alunos e egressos.
DURAÇÃO
3 anos
PERÍODO
Noturno
COORDENADOR
Eros Schettini Roman
PERFIL DO PROFISSIONAL
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, espe-cifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional tra-balha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robus-tez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desseprofissional.
O profissional estará preparado para atuar na sociedade em que está inserido de forma a contribuir para a solução de problemas das organizações e da sociedade em geral, utilizando
saberes, habilidades e competências adquiridas nos seis semestres da grade curricular. Calcadas nos saberes que englobam as diversas áreas do conhecimento as habilidades e competências desse profissional devem apresentar-se em três categorias:
Habilidades pessoais: Aquelas que são características intrínsecas do aluno e que podem ser aprimoradas durante o processo formativo. Dentre elas, serão enfatizadas:
- O pensamento sistêmico;
- A prontidão para solucionar problemas;
- O pensamento crítico;
- A prontidão para análise de riscos;
- A autodisciplina;
- A perseverança;
- O espírito de curiosidade e prontidão para auto-aprendizagem;
- A mentalidade aberta a mudanças;
- A criatividade.
Conhecimentos, habilidades e competências técnicas: Aquelas que serão construídas ou desenvolvidas pela atividade curricular a partir das habilidades pessoais, dos conteúdos apresen-tados pelas disciplinas e das práticas exercidas no decorrer do curso. Dentre elas são enfatizadas:
- Abstrair, representar e organizar a informação;
- Em face do fenômeno, ou seja, da realidade física, mobilizar o conhecimento/informações para representar esse fenômeno em um modelo computacional fundamentado na lógica e na matemática e que seja bem sucedido em relação ao usuário;
- Dominar tecnologias da informação acompanhando e incorporando suas constantes mudanças;
- Conhecer a lógica fundamental de um sistema de processamento eletrônico de dados, com o estudo e apresentação de planos consistentes e de avaliação de seus efeitos e de fatos novos no seu planejamento;
- Modelar e implementar sistemas computacionais que promovam a solução de problemas, utilizando paradigmas de computação;
- Conhecer o comportamento humano em sua interação com computadores. Compreender a dinâmica das mudanças;
- Usar ferramentas computacionais para aplicação dos conhecimentos;
- Selecionar e distribuir, com eficiência, economia e segurança, recursos humanos, recursos de hardware e de software, no gerenciamento de sistemas de informação;
- Resolver problemas operacionais referentes à adaptação dos sistemas à realidade da empresa e dos seus serviços; problemas estes que demandem diagnósticos, estudos e avaliação para reorientação do serviço, no que concerne a software ou hardware;
- Pesquisar novas aplicações de programas existentes e desenvolver novos, face às necessidades organizacionais no tratamento dos dados e informações, mantendo-se permanentemente atualizado em relação ao avanço da informática.
Habilidades inter-pessoais: Aquelas que serão desenvolvidas e aprimoradas mediante a interação com os pares e com os professores, no curso, e com profissionais da área em atividades extra-curriculares, como seminários, workshops, entre outras possíveis:
- Habilidade de comunicação;
- Habilidade de trabalho colaborativo;
- Habilidade de resolução de problemas em grupo.
Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
DOCUMENTOS
Redes Sociais