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Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h57 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2022, 13h28 | Acessos: 272

Vídeo institucional de apresentação do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio discorrendo sobre o objetivo, perfil e área de atuação com a participação de professores, alunos e egressos. 

 

EIXO TECNOLÓGICO

Produção Industrial

 

MODALIDADE

Técnico Integrado ao Ensino Médio (O curso garante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional)

 

PRÉ-REQUISITO

Ensino Fundamental Completo

 

FORMA DE OFERTA

Presencial

 

PERÍODO DO CURSO

Integral

 

DURAÇÃO DO CURSO

3 anos

 

FORMA DE ACESSO

Processo Seletivo

 

VAGAS ANUAIS

40 

 

COORDENADORA

Profa. Dra. Luciana Natália Cividatti Bragueto

 

CONTATO

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(17) 3524-9729

Obs: contato exclusivamente por e-mail durante pandemia de COVID-19

 

JUSTIFICATIVA DO CURSO 

Catanduva está situada no centro da região Sucroalcooleira do Noroeste Paulista, sendo um município em que as atividades industriais relacionadas à produção de açúcar e álcool são muito intensas. No município de Catanduva estão instaladas três grandes usinas Sucroalcooleiras, além das demais usinas instaladas nas cidades vizinhas. Ademais, Catanduva também possui uma grande variedade de pequenas, médias e grandes empresas ligadas diretamente no desenvolvimento de processos químicos, tais como o desenvolvimento de produtos de limpeza e higiene, tratamento químico de materiais metálicos, como zincagem, galvanoplastia etc. Desta forma, há uma grande necessidade de mão de obra qualificada para o trabalho com operação e análise de processos químicos.

 

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem por objetivo fornecer ao aluno formação integral humanística, proporcionando condições para a aquisição de competências e habilidades necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e profissional; formar técnicos em Química capazes de atuar em diferentes ramos do mercado, proporcionando uma base de conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais ao educando; além de proporcionar ao técnico em Química conhecimentos relacionados à produtividade, qualidade e sustentabilidade, pautados sempre nas questões éticas e ambientais.

OBS: O curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio também habilita o estudante para ingresso em faculdades/universidades.

 

PERFIL DO EGRESSO (Possibilidades de atuação)

O Técnico em Química será habilitado para:

- Operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais.

- Controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos.

- Realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.

- Desenvolver produtos e processos.

- Comprar e estocar matérias-primas, insumos e produtos.

- Controlar estoques de produtos acabados.

- Realizar a especificação de produtos e processos e a seleção de fornecedores de produtos químicos.

O mercado de trabalho para o Técnico em Química inclui empresas do setor químico e petroquímico, além de outros setores em que são realizadas operações ou análises de processos químicos, incluindo empresas da área de alimentos, plásticos, bebidas, automotivas, metalúrgicas, dentre outras.

OBS: O curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio também habilita o estudante para ingresso em faculdades/universidades.

 

TEMAS A SEREM ABORDADOS NA FORMAÇÃO (Para atuação como Técnico em Química, são fundamentais)

- Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e operação das atribuições da área, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários e operadores de empresas em processos de transformação em química.

- Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às normas e relatórios técnicos, à legislação da área, às novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e à gestão de conflitos.

FONTE: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT (http://cnct.mec.gov.br/).

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

- Indústrias químicas

- Laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins

- Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas

- Empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos

- Estações de tratamento de águas e efluentes

FONTE: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT (http://cnct.mec.gov.br/)



ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Os alunos serão estimulados a desenvolver projetos que articulem a teoria e a prática. Assim, muitas possibilidades poderão ser vislumbradas, desde articulações entre assuntos tratados nos componentes curriculares do curso e/ou experiências vividas em estágios profissionais, até projetos de iniciação científica e/ou extensão. O Projeto Integrador é uma ótima oportunidade para promover a articulação entre a produção e disseminação do conhecimento, a pesquisa e a extensão. Desenvolvido por todos os alunos do curso, serve como elemento impulsionador dessa articulação, pois permite o desenvolvimento de projetos que agregam o conhecimento adquirido no decorrer do curso a pesquisas que estejam relacionadas tanto à sua prática profissional quanto inseridas na comunidade na qual o aluno está alocado. A execução do Projeto Integrador deverá visar a contribuição para o bem da comunidade externa e a sua coparticipação no desenvolvimento acadêmico, de forma a trazê-la para dentro da comunidade escolar, promovendo ações do Instituto junto à comunidade.

 

ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é considerado um ato educativo que envolve diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, visando a preparação do estudante para o trabalho e para o mundo do trabalho. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular com foco no desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Atualmente o conhecimento e as habilidades constituem-se em fonte de vantagem competitiva, incentivando o exercício do senso crítico e estimulando a criatividade. Por não ser obrigatório, caso o aluno opte por realizar o estágio, este deverá ser acrescido na carga horária do curso, desde que atenda as exigências.

 

DOCUMENTOS

Estrutura Curricular

Planos dos Componentes Curriculares - Ementas das disciplinas

Projeto Pedagógico do Curso

Resolução de Aprovação nº 74/2015, de 1 de setembro de 2015

 

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