Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenadoria de Gestão de Pessoas - CGP > Coordenadoria de Gestão de Pessoas > Progressão por promoção, Aceleração funcional, Reconhecimento de saberes e competências (docente) / Progressão por capacitação profissional, Progressão por mérito profissional (TAES)
Início do conteúdo da página

Progressão por promoção, Aceleração funcional, Reconhecimento de saberes e competências (docente) / Progressão por capacitação profissional, Progressão por mérito profissional (TAES)

Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 14h40 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 15h06 | Acessos: 41

DOCENTES

 

Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC 📚

Conceitua-se Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC - o processo de seleção pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico, para efeito do disposto no artigo 18 da Lei nº 12.772, de 2012.

O servidor aprovado em avaliação de RSC fará jus ao pagamento de retribuição por titulação em um nível acima da sua atual titulação. Da hora, né? 🤩

Este benefício tem uma regulamentação própria na instituição e, por ser longa, optamos por não colocá-la aqui 😅. Para abertura da solicitação, basta seguir as instruções em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/71-assuntos/comissoes/cppd/100-comissao-permanente-de-pessoal-docente?showall=&start=6 

Após emissão da Portaria de concessão de RSC, o documento é encaminhado à Coordenadoria de Cadastro e Movimentação (CCM-DGP), que realiza a inclusão no SIAPE (ocasionando a atualização da remuneração do servidor 🤑). Após, ocorre o encaminhamento à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPP-DGP), que realizará o lançamento do pagamento retroativo (caso houver 🤓).

 

Progressão por Promoção Docente

Terá direito a progressão/promoção funcional todo docente que completar o interstício de 24 meses de efetivo exercício no cargo, desde o início de seu exercício em um instituto federal ou desde sua última progressão/promoção, e que for aprovado em avaliação de desempenho individual.

NÍVEIS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO:

 Progressão: É a ascensão ao nível imediatamente superior, na mesma classe:

  • de DI-I para DI-II (de 101 para 102);
  • de DII-I para DII-II (de 201 para 202);
  • de DIII-I para DIII-II, para DIII-III, para DIII-IV (de 301 para 302, para 303, para 304);
  • de DIV-I para DIV-II, para DIV-III, para DIV-IV (de 401 para 402, para 403, para 404).

Promoção: É a ascensão ao primeiro nível da classe imediatamente superior:

  • de DI-II para DII-I (de 102 para 201);
  • de DII-II para DIII-I (de 202 para 301);
  • de DIII-IV para DIV-I (de 304 para 401).

Para a progressão/promoção não há a necessidade de abertura de processo ou requerimento, todos os tramites são realizados pelo setor CDP-DGP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal.

Após emissão da Portaria de concessão de progressão ou promoção funcional, o documento é encaminhado à Coordenadoria de Cadastro e Movimentação (CCM-DGP), que realiza a inclusão no SIAPE (ocasionando a atualização da remuneração do servidor 🤑). Após, ocorre o encaminhamento à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPP-DGP), que realizará o lançamento do pagamento retroativo (caso houver 🤓).

 

Aceleração Funcional Docente 🏃🏻

 Terá direito a aceleração da promoção todo docente que tiver o seu Estágio Probatório do respectivo cargo homologado pelo Conselho Superior (CONSUP) e que atender aos requisitos de titulação.

As titulações e suas acelerações são: 

  • Aperfeiçoamento (curso de 180 horas) – Não acelera (permanece no mesmo nível);
  • Especialização (curso de 360 horas) – Acelera para o nível DII-I (201);
  • Mestrado – Acelera para o nível DIII-I (301);
  • Doutorado – Acelera para o nível DIII-I (301).

Ao concluir um curso que lhe dá o direito a uma aceleração, o docente deve solicitar uma Portaria de RT - Retribuição por Titulação. Caso devido, a CDP-DGP providenciará automaticamente, na data correspondente, uma Portaria de Aceleração com base na(s) Portaria(s) de RT. Portanto, o docente não necessita solicitar aceleração para a CDP-DGP- Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal. 

Após emissão da Portaria de promoção funcional, o documento é encaminhado à Coordenadoria de Cadastro e Movimentação (CCM-DGP), que realiza a inclusão no SIAPE (ocasionando a atualização da remuneração do servidor 🤑). Após, ocorre o encaminhamento à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPP-DGP), que realizará o lançamento do pagamento retroativo (caso houver 🤓).

 

 

TAES

Progressão por capacitação profissional 📈

É a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo, iniciando no nível I (um), podendo chegar até o nível IV (quatro) classificação, é decorrente da obtenção, pelo servidor, de certificação em programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida para cada nível, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses.

Como solicitar? Via SUAP. 

Procedimentos:

 O(a) servidor(a) 👨 deve fazer requerimento, endereçado ao Setor de Gestão de Pessoas de sua unidade, acompanhado de:

  1. 📋 Modelo de requerimento: https://suap.ifsp.edu.br/admin/documento_eletronico/documentotexto/add/ modelo: Progressão por Capacitação;
  2. 📝Certificados de participação em cursos de capacitação, compatíveis com o cargo ocupado e com o ambiente organizacional, com carga horária mínima de 20 horas.

O setor CGP enviará o processo devidamente instruído ao setor CDP-DGP para análise e elaboração de portaria.

Caso queira saber mais sobre, acesse: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article?layout=edit&id=308

Após emissão da Portaria de concessão de progressão funcional, o documento é encaminhado à Coordenadoria de Cadastro e Movimentação (CCM-DGP), que realiza a inclusão no SIAPE (ocasionando a atualização da remuneração do servidor 🤑). Após, ocorre o encaminhamento à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPP-DGP), que realizará o lançamento do pagamento retroativo (caso houver 🤓).

 

Progressão por mérito profissional 🥇

É a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 (dezoito) meses de efetivo exercício, iniciando no nível 1, podendo evoluir até o nível 16, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho.

Como solicitar? Via SUAP.

Procedimentos:

  • O setor CDP-DGP, indicará por e-mail a cgp/campus proximidade de interstício de seus servidores;
  • A unidade CGP deverá abrir um Processo Eletrônico para cada avaliação/servidor;
  • O servidor, a chefia e a equipe participarão da avaliação;
  • Após a avaliação devidamente preenchida, as documentações devem ser inseridas no processo e encaminhada a CDP-DGP, para análise e elaboração de portaria de progressão em caso de aprovação.

Ficou com dívidas? 🤔 Para mais informações acesse o link abaixo:

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article?layout=edit&id=287

Após emissão da Portaria de concessão de progressão funcional, o documento é encaminhado à Coordenadoria de Cadastro e Movimentação (CCM-DGP), que realiza a inclusão no SIAPE (ocasionando a atualização da remuneração do servidor 🤑). Após, ocorre o encaminhamento à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal (CPP-DGP), que realizará o lançamento do pagamento retroativo (caso houver 🤓).

 

 

Fim do conteúdo da página