EduQ: Preparando e Divulgando para a Ciência

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 11h04 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 11h52 | Acessos: 12

Resumo

O projeto EduQ propõe-se, inicialmente, a ofertar uma formação de extensão aos estudantes, e, em um segundo momento, estimular o protagonismo dos estudantes para atuarem na divulgação científica e da instituição utilizando recursos de experimentação em ciências em eventos da cidade de Catanduva-SP e proximidades. Adicionalmente, deve-se trabalhar na elaboração e oferta de um curso de revisão de conteúdos para o público externo que visa o ingresso em instituições de ensino de nível superior. Este projeto se alinha à Resolução de nº05/2021 do IFSP que estabelece as diretrizes para a Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSP.  Especificamente voltado para os discentes do curso de  Licenciatura em Química no IFSP-Catanduva visa alicerçar o entendimento dos estudantes sobre o papel da Extensão e as possibilidades de interação dialógica com a comunidade externa bem como seu entrelaçamento com o Ensino e a Pesquisa, entendidos como um processo dinâmico de investigação, descoberta e construção de conhecimento. Este projeto prevê a participação conjunta de discentes do primeiro e segundo ano do curso de licenciatura, buscando familiarizar e consolidar os discentes com os fundamentos normativos, legais, políticos e éticos que regem a Extensão, culminando na melhoria e no aprimoramento das interações e intervenções junto à comunidade. Para atingir esse objetivo, propõe-se a realização de ciclos de palestras que abordarão a diversidade de aspectos relacionados à Extensão.  Além das palestras, a proposta inclui a condução de oficinas teóricas e práticas, culminando em ações de divulgação da instituição na comunidade externa bem como a oferta de revisão de conteúdos para aqueles que almejam acessar o ensino superiorpor meio do ENEM  (Exame Nacional do Ensino Médio). Essas oficinas visam estimular e aprofundar a compreensão dos alunos da Licenciatura em Química sobre as variadas possibilidades oferecidas pelo trabalho extensionista.

Coordenadora: Joanita Nakamura Granato