Experimentação e Divulgação Científica: percorrendo os espaços de ensino na cidade de Catanduva

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h42 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h43 | Acessos: 38

Expansão em Química

Resumo

O projeto propõe a realização de atividades de experimentação em ciências com fins à divulgação científica em escolas da rede pública de ensino da cidade de Catanduva-SP e proximidades, além de ministrar um minicurso ou oficina em temática pertinente à série/idade do público atendido. Percorrendo as escolas da cidade de Catanduva e, eventualmente, cidades vizinhas, busca-se uma aproximação do(a) estudante de Licenciatura em Química do IFSP, Campus Catanduva, com as escolas públicas e uma maior familiarização do discente com o processo de divulgação científica. De maneira inversa, busca-se a aproximação de potenciais candidatos aos cursos técnicos integrados, com a atuação direta de alunos(as) do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio no projeto. A atuação nesse projeto de  extensão pode propiciar aos alunos bolsistas o desenvolvimento de uma visão mais crítica e aprofundada sobre um determinado tema, contribuindo para a formação do futuro docente/ técnico e divulgador da Ciência que atue mais expressivamente e longitudinalmente em sala de aula e na sociedade. A proposta do projeto é trabalhar com temas e insumos familiares aos estudantes de baixo custo, acessibilidade, e inócuos ao meio ambiente. Este projeto de extensão trata-se de uma continuação de projeto já realizado no ano de 2023, com o objetivo de alcançar outras escolas da cidade de Catanduva bem como de cidades vizinhas.

Coordenador: Rafael Lilli Fernandes