Astronomia para Todos - 2024

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h12 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h12 | Acessos: 12

ASTRONOMIA PARA TODOS

Resumo

"Astronomia Para Todos" é um projeto de extensão que tem como objetivo promover a educação e a popularização da astronomia, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento e o estabelecimento de uma cultura de contínuo interesse por ciência e tecnologia nos municípios de Catanduva e região. Idealizado a partir do grande interesse da comunidade e dos estudantes do IFSP – Catanduva por atividades científicas e, ao mesmo tempo, da carência da cidade e região por eventos e espaços científicos, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2020. Ao longo do ano, o projeto realiza visitas às escolas e às instituições de Catanduva e região, eventos de observação astronômica, palestras, oficinas, minicursos, cursos de formação inicial e continuada e, recentemente, iniciou a produção e divulgação de conteúdo digital. Interdisciplinaridade, relevância sócio-histórico-cultural, despertar de sentimentos e inquietações, ampliação de visão de mundo e reflexões a respeito da condição humana no universo são alguns dos fatores proporcionados pela astronomia e experenciados nas ações do projeto. Em 2024, o projeto segue aperfeiçoando e diversificando atividades e temáticas, buscando estreitar ainda mais laços com a comunidade.

Coordenador: Guilherme Nery Prata