Coletivo Prisma

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h04 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2024, 09h14 | Acessos: 15

PRISMA

Resumo

O Coletivo PRISMA foi formado em 2023 a partir da união de servidores e estudantes, com o objetivo de acolher pessoas LGBT+, como forma de garantir um ambiente seguro para troca de ideias e experiências, defender a não-violência contra este grupo social e fortalecer o sentimento de pertencimento e a autoestima dos estudantes e servidores LGBT+ da comunidade escolar no Campus Catanduva do IFSP.

A falta de autoconhecimento e a insuficiência da formação cidadã oferecida aos estudantes e familiares até o ensino fundamental, pautadas na deficiência das políticas públicas voltadas para esta população em um ambiente de terror cultural e ideológico, produzem marcas que são carregadas por toda a vida. Das “brincadeiras” pouco inocentes, hoje reconhecidas como bullying, à total falta de representatividade e perspectivas, essas pequenas e grandes violências produzem uma geração de jovens LGTB+ acuados, inseguros e pouco conscientes do seu potencial como agente transformador da realidade ao seu entorno.

Prova disso foi a iniciativa da criação do Coletivo PRISMA que partiu de um pedido dos próprios estudantes por um local seguro em que pudessem dividir suas angústias e construir uma identidade de grupo dentro do âmbito institucional do IFSP. Em um dos encontros do grupo, ainda em construção no ano de 2023, um dos alunos participantes relatou que “mesmo que a gente não saiba exatamente tudo que esse movimento pode fazer em termos de propostas e intervenções, só o fato de ter um lugar em que nós podemos ser ouvidos já faz toda a diferença para mim”. A partir dessas vivências compreendeu-se que as ações do Coletivo PRISMA eram de inquestionável importância para o acolhimento e o desenvolvimento pleno de nossos estudantes e servidores LGBT+.

A ideia inicial sempre foi plantar uma semente para que o grupo crescesse e pudesse alcançar novos horizontes, levando as atividades para fora dos muros da nossa instituição. Assim, o Coletivo PRISMA transformou-se em um projeto de extensão que tem como objetivo sistematizar e realizar atividades e ou eventos formativos ao longo do ano de 2024 no campus e em espaços diversos da cidade, como escolas, associações e eventos municipais, visando a conscientização sobre o respeito aos direitos das pessoas LGBT+, redução da violência LGBTfóbica, fomento de oportunidades educacionais e profissionais, e melhoria da qualidade de vida da comunidade LGBT+. Deseja-se, ainda, que o projeto possa ser replicado e aprimorado nos anos seguintes. As atividades realizadas devem utilizar materiais de baixo custo, especialmente material digital e recursos humanos. Pretende-se, ainda, produzir um documentário sobre vivências LGBT+ no âmbito do IFSP Catanduva.

Coordenador: Diego Augusto Lopes da Silva