IFSP Campus Catanduva protagoniza projeto inovador de podcasts sobre temas do Enem e acerta o tema central de 2025
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Catanduva tem se destacado pela inovação em suas práticas pedagógicas. Um exemplo recente é o projeto desenvolvido na disciplina de Filosofia, ministrada pelo professor João Rocha, que propôs aos alunos dos segundos anos do Ensino Médio a produção de podcasts temáticos sobre assuntos com potencial para serem abordados na redação do Enem 2025.
A iniciativa do campus colocou os estudantes no centro do processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa e a expressão oral e escrita. Entre os episódios produzidos, um deles tratou exatamente do tema escolhido para a redação do Enem deste ano: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — coincidência que reforça a relevância e a sensibilidade da proposta pedagógica.
Com base em roteiros cuidadosamente planejados, os podcasts exigiram rigor científico e filosófico, além de incorporar elementos fundamentais para a elaboração de uma boa redação. Segundo o professor João Rocha, “trata-se de um projeto com forte conexão educacional, social e de inclusão. Pretendemos disponibilizar as mídias nas redes do campus e do IFSP para que todos os estudantes possam ter acesso.”
Ao adotar um formato contemporâneo e tecnológico, o projeto também se destaca pelo caráter inclusivo, ampliando as possibilidades de aprendizagem e alcançando jovens com diferentes necessidades educacionais.
O IFSP – Campus Catanduva reafirma, com essa experiência, seu compromisso com a inovação, a autonomia estudantil e a integração entre conhecimento e prática. Diante do sucesso da iniciativa, a proposta será reeditada no próximo ano, fortalecendo o protagonismo do campus e de seus docentes na promoção de metodologias criativas e transformadoras.
Podcast disponível aqui.


Redes Sociais