Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP Catanduva é premiado no evento Re-Ciclo: Desafio de Inovação Sustentável em Resíduos

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2025, 08h15 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2025, 08h31 | Acessos: 65

O Instituto Federal de São Paulo realizou o evento virtual Re-Ciclo: Desafio de Inovação Sustentável em Resíduos, voltado aos estudantes dos 41 campi da instituição. O Campus Catanduva obteve destaque na competição, conquistando o 4º lugar com o projeto “Tratamento Sustentável de Resíduos de Amônia com Biofiltros de Conchas Naturais”.
O projeto de Iniciação Científica é coordenado pela técnica administrativa Priscila Atique Morais de Carvalho e tem a participação do estudante Pedro Henrique Pozeli, do 4º ano do curso de Licenciatura em Química. O projeto, que é multidisciplinar, tem também com a participação dos técnicos administrativos Mariana Bellini de Oliveira Gentile e José Ferreira da Costa e dos professores Élvio Figueiredo e Gabriela Salvador de Amo. Através de um biofiltro feito com conchas naturais, resíduos de amônia gerados nos laboratórios são convertidos em formas menos tóxicas (nitritos e nitratos), contribuindo para a redução da geração de resíduos e permitindo o reaproveitamento destes compostos, que podem servir como adubo.
O estudante Pedro Henrique Pozeli, que receberá um celular e um smartwatch como premiação, destacou a relevância da experiência, afirmando: “Quero agradecer pela oportunidade de participar como voluntário de um projeto tão interessante que me ofereceu muita aprendizagem e crescimento.”
A conquista reflete o compromisso do IFSP em incentivar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis, promovendo a formação de profissionais conscientes e engajados com os desafios ambientais da atualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página