IFSP – Campus Catanduva é selecionado em edital e terá Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial – (CEPIA2)
O Instituto Federal de São Paulo – Campus Catanduva foi selecionado no edital PRP/IFSP nº 19/2025, destinado à criação de centros multicampi de excelência em pesquisa aplicada. Com a aprovação, será implantado o Centro de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial Aplicada (CEPIA2), que receberá investimento inicial para estruturação de laboratório para o desenvolvimento de pesquisa em Inteligência Artificial.
O centro nasce com a missão de desenvolver soluções de Inteligência Artificial aplicada em Saúde Digital, Cibersegurança, Internet das Coisas, Processos Industriais, Educação e Química 4.0, colocando Catanduva e região no mapa da inovação tecnológica do país.
Os projetos como o mapeamento da dengue com uso de IA, a segurança de redes em ambientes industriais, o uso de veículos aéreos não tripulados em situações de emergência e a Química 4.0: da Descoberta Molecular à Inovação Pedagógica com Inteligência Artificial já estão em andamento e terão avanço acelerado com a infraestrutura do CEPIA2.
De acordo com o coordenador do projeto, Márcio Andrey Teixeira, o centro atuará de forma integrada com a comunidade, empresas e órgãos públicos. “A aprovação neste edital reforça a qualidade da nossa equipe e o potencial de impacto do projeto. Nosso foco é transformar conhecimento em soluções concretas, que melhorem a vida da população, aumentem a competitividade da indústria e fortaleçam a educação pública”, afirma.
O CEPIN terá a colaboração de pesquisadores de instituições brasileiras e também estrangeiras, incluindo universidade dos Estados Unidos, além de parcerias com empresas de tecnologia e a Prefeitura de Catanduva. Essa rede de cooperação garante maior alcance e relevância aos projetos.
A expectativa é que, após a aquisição dos equipamentos para a estruturação do laboratório, o centro produza protótipos tecnológicos, softwares de código aberto, artigos científicos de impacto e ações de transferência de tecnologia.
Redes Sociais