Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão 2021

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 15h49 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 10h52 | Acessos: 235
Conexo Química
Conexão Química
Coordenadora: Joanita Nakamura Granato
 
O presente projeto visa executar ações de extensão voltadas para o ensino de Química para estudantes ou egressos do ensino básico que almejam acesso ao ensino superior por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Isso se dará por meio de realização de encontros síncronos para discussão de teoria dos principais temas e de questões de provas anteriores, disponibilização de material gravado com resolução de exercícios e plantão de dúvidas (atividade síncrona). Propõe-se também discutir temas atuais da Química importantes para a formação integral do estudante para auxiliar no desenvolvimento de um cidadão crítico, em um processo de quebra da dicotomia de ensino para formação integral versus formação para ingresso no ensino superior. O projeto tem duração de 5 meses (de agosto a dezembro), período no qual serão executadas as ações de planejamento, elaboração do material para as interações síncronas e assíncronas e avaliação e divulgação dos resultados do projeto.
 

Agroflorif
AgroflorIF - Implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Câmpus Catanduva como instrumento de uma educação ambiental transformadora
Coordenadora: Thaís Minatel Tinós
 
 
Desde o século XX tem-se reconhecido os impactos ambientais gerados pela ação humana, tanto nos diferentes contextos locais quanto em escala global. O crescimento das cidades, nesse contexto, tem imposto uma redução gradativa dos espaços verdes e cada vez mais pessoas, em especial os mais jovens, tem perdido o contato com a produção de alimentos no campo e com a natureza em si. No entanto, a população global cresce exponencialmente e a busca por qualidade de vida tem elevado a demanda por uma alimentação saudável e que gere menos impactos ambientais no seu processo produtivo. A agricultura e a conservação ambiental podem e devem ser praticadas em complementaridade e arranjos como os sistemas agroflorestais (SAFs) podem prevenir a degradação do solo e dos recursos hídricos enquanto potencializam a produção agrícola. A implantação de uma agrofloresta resgata a forma ancestral de cultivo, combinando inúmeras espécies vegetais e trazendo benefícios ecológicos para o meio, como a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos, a menor necessidade de fertilizantes e defensivos, a maior conservação de água e a produção de biomassa. Assim, o projeto aqui proposto objetiva dar continuidade às ações iniciadas em 2019 de implantação de um sistema agroflorestal no IFSP Câmpus Catanduva, visando a sensibilização da comunidade interna e externa sobre as questões relativas a produção de alimentos e a participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
 
 
 
Astronomia para todos
 
Astronomia Para Todos
Coordenador: Guilherme Nery Prata 
 
 
O projeto "Astronomia Para Todos" tem como objetivo promover a educação e a popularização da astronomia oferecendo uma série de atividades gratuitas à comunidade. Idealizado a partir do grande interesse dos alunos do câmpus por atividades científicas extracurriculares e, ao mesmo tempo, da carência da cidade e região por eventos e espaços científicos, o projeto pretende oferecer minicursos, oficinas e eventos de observação astronômica no IFSP Câmpus Catanduva bem como desenvolver atividades ligadas à astronomia e ciências em escolas dos municípios de Catanduva e região. Com a realização do projeto, espera-se estreitar os vínculos com a comunidade, contribuir para o estabelecimento de uma cultura de contínuo interesse por ciência e tecnologia e também fortalecer a imagem do IFSP Câmpus Catanduva como uma referência regional no âmbito da extensão e divulgação científica, além das referências de pesquisa e ensino público gratuito de qualidade.
 
 
 
 
IFMun
IFMUN
Coordenador: Gabriel Terra Pereira
 
 
As simulações de Organizações Internacionais como a ONU têm se revelado como ferramentas cada vez mais utilizadas por docentes no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil. Os objetivos são múltiplos: desde ter contato com a dinâmica do sistema internacional até a recursos de oratória e diplomacia enquanto instrumentos de construção de uma sociedade mais justa e pautada no respeito e na tolerância. Nesse sentido é apresentado o projeto “IFMUN: Política Internacional, Direitos Humanos e Simulações”, em que um grupo de extensionistas do IFSP Câmpus Catanduva, formado por estudantes regulares, egressos e comunidade externa, irá ter contato com temas da política internacional contemporânea e dos Direitos Humanos, além do funcionamento de organizações internacionais, como a ONU. O projeto prevê três etapas/ grupos de ações, a saber: formação da equipe de extensionistas, minicursos temáticos sobre os temas relacionados à ação, simulações do trabalho da ONU, além da divulgação sistemática em redes sociais e blog. Alinhado aos pressupostos conceituais e históricos da Extensão, o projeto tem como fundamento estabelecer o diálogo com a comunidade externa, aqui representada pelos egressos do IFSP Câmpus Catanduva, bem como os representantes de movimentos sociais e de estudantes do território da instituição. Pretende-se, ao executar o projeto, conferir protagonismo aos estudantes e bolsistas, além de permitir o fortalecimento de laços com a comunidade por meio da simulação e dos temas da política internacional e dos Direitos Humanos.
 
 
 
Orquestra para todos
 
Orquestra para todos
Coordenadora: Angélica Vieira da Silva Marques
 
O projeto "Orquestra para todos" é um projeto da extensão, cujo objetivo é a formação de uma orquestra em que, comunidade externa do IFSP Câmpus Catanduva, alunos, servidores, terceirizados e familiares, se envolvam em práticas musicais, por meio de instrumentos de orquestra e voz. Assim, propõe-se desenvolver as habilidades técnicas para a execução instrumental e vocal que transcorrerão por meio de orientações técnico-instrumental e ensaios regulares. Os ensaios e atividades ocorrerão duas vezes por semana com a duração de 1 hora, finalizando o semestre com uma apresentação. O projeto Orquestra Para Todos se propõe a fortalecer o Curso FIC: Aprimoramento em Teoria e Práticas Musicais. As ações da Extensão aqui nesta proposta, contará com os servidores Professor Carlos Roberto Junior, a Regente Angélica Marques e dois discentes farão parte da equipe de trabalho. Caso a pandemia impossibilite as ações coletivas presenciais, serão discutidas com a equipe ações isoladas factíveis como forma de otimizar o trabalho, divulgação na plataforma do IFSP e redes sociais, aulas online, encontros com número reduzido de participantes e demais ações serão discutidas com a equipe responsável.
 
 
DÚVIDAS? Escreva para: cex.ctd@ifsp.edu.br.


Fim do conteúdo da página