IFMun

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 21h02 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 10h24

ifmun

Resumo

As simulações de Organizações Internacionais como a ONU têm se revelado como ferramentas cada vez mais utilizadas por docentes no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil. Os objetivos são múltiplos: desde ter contato com a dinâmica do sistema internacional até a recursos de oratória e diplomacia enquanto instrumentos de construção de uma sociedade mais justa e pautada no respeito e na tolerância. Nesse sentido é apresentado o projeto “IFMUN: Política Internacional, Direitos Humanos e Simulações”, em que um grupo de extensionistas do IFSP Campus Catanduva, formado por estudantes regulares, egressos e comunidade externa, irá ter contato com temas da política internacional contemporânea e dos Direitos Humanos, além do funcionamento de organizações internacionais, como a ONU. O projeto prevê três etapas/ grupos de ações, a saber: formação da equipe de extensionistas, minicursos temáticos sobre os temas relacionados à ação, simulações do trabalho da ONU, além da divulgação sistemática em redes sociais e blog. Alinhado aos pressupostos conceituais e históricos da Extensão, o projeto tem como fundamento estabelecer o diálogo com a comunidade externa, aqui representada pelos egressos do IFSP Campus Catanduva, bem como os representantes de movimentos sociais e de estudantes do território da instituição. Pretende-se, ao executar o projeto, conferir protagonismo aos estudantes e bolsistas, além de permitir o fortalecimento de laços com a comunidade por meio da simulação e dos temas da política internacional e dos Direitos Humanos.

Coordenador: Gabriel Terra Pereira

Siga nas redes sociais