Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Participe da pesquisa sobre políticas de permanência estudantil do IFSP

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2024, 09h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 09h16 | Acessos: 131

Questionário estará aberto até o dia 20 de dezembro de 2024

Se você é estudante do IFSP e ingressou na Instituição entre os anos de 2022 e 2024, participe da pesquisa "Dez anos de Reserva de Vagas (cotas) e doze anos de Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do IFSP?". 

O preenchimento do questionário leva cerca de dez minutos. Acesse aqui o formulário e participe! 

Por meio da pesquisa, serão mapeadas questões a respeito das dificuldades e desafios para a permanência no IFSP, como: qual a participação nos programas de assistência estudantil do IFSP dos estudantes que ingressaram via lei de cotas; quais são as principais dificuldades dos estudantes que ingressaram via lei de cotas para concluir seus cursos; como os programas de assistência estudantil do IFSP têm contribuído para a permanência estudantil.

O principal objetivo da pesquisa é avaliar a efetividade da Lei n. 12.711/2012 (Lei de Cotas) e suas congruências com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no IFSP, considerando os resultados obtidos após 12 anos de existência do PNAES e 10 anos da Lei de Cotas no que diz respeito à ampliação do acesso dos estudantes à educação pública federal e à permanência deles no âmbito do IFSP. 

Trata-se de uma iniciativa independente da gestão do IFSP, coordenada pela assistente social Michelli Daros, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. A equipe responsável pela pesquisa inclui técnicos, professores e estudantes de vários campi.

O questionário estará aberto até o dia 20 de dezembro de 2024. Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: pesquisaestudantesifsp@gmail.com.

registrado em:
Fim do conteúdo da página