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Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 14h34 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 16h57 | Acessos: 23180

Vídeo institucional de apresentação do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, discorrendo sobre o objetivo, o perfil e a área de atuação, com a participação de professores, alunos e egressos.
Vídeo institucional de apresentação do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas discorrendo sobre o objetivo, o perfil e a área de atuação, com a participação de professores, alunos e egressos.


DURAÇÃO

3 anos

 

PERÍODO

Noturno

 

COORDENADOR

Eros Schettini Roman

 

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, espe-cifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional tra-balha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robus-tez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desseprofissional.
O profissional estará preparado para atuar na sociedade em que está inserido de forma a contribuir para a solução de problemas das organizações e da sociedade em geral, utilizando
saberes, habilidades e competências adquiridas nos seis semestres da grade curricular. Calcadas nos saberes que englobam as diversas áreas do conhecimento as habilidades e competências desse profissional devem apresentar-se em três categorias:

Habilidades pessoais: Aquelas que são características intrínsecas do aluno e que podem ser aprimoradas durante o processo formativo. Dentre elas, serão enfatizadas:

  • O pensamento sistêmico;
  • A prontidão para solucionar problemas;
  • O pensamento crítico;
  • A prontidão para análise de riscos;
  • A autodisciplina;
  • A perseverança;
  • O espírito de curiosidade e prontidão para auto-aprendizagem;
  • A mentalidade aberta a mudanças;
  • A criatividade.

Conhecimentos, habilidades e competências técnicas: Aquelas que serão construídas ou desenvolvidas pela atividade curricular a partir das habilidades pessoais, dos conteúdos apresen-tados pelas disciplinas e das práticas exercidas no decorrer do curso. Dentre elas são enfatizadas:

  • Abstrair, representar e organizar a informação;
  • Em face do fenômeno, ou seja, da realidade física, mobilizar o conhecimento/informações para representar esse fenômeno em um modelo computacional fundamentado na lógica e na matemática e que seja bem sucedido em relação ao usuário;
  • Dominar tecnologias da informação acompanhando e incorporando suas constantes mudanças;
  • Conhecer a lógica fundamental de um sistema de processamento eletrônico de dados, com o estudo e apresentação de planos consistentes e de avaliação de seus efeitos e de fatos novos no seu planejamento;
  • Modelar e implementar sistemas computacionais que promovam a solução de problemas, utilizando paradigmas de computação;
  • Conhecer o comportamento humano em sua interação com computadores. Compreender a dinâmica das mudanças;
  • Usar ferramentas computacionais para aplicação dos conhecimentos;
  • Selecionar e distribuir, com eficiência, economia e segurança, recursos humanos, recursos de hardware e de software, no gerenciamento de sistemas de informação;
  • Resolver problemas operacionais referentes à adaptação dos sistemas à realidade da empresa e dos seus serviços; problemas estes que demandem diagnósticos, estudos e avaliação para reorientação do serviço, no que concerne a software ou hardware;
  • Pesquisar novas aplicações de programas existentes e desenvolver novos, face às necessidades organizacionais no tratamento dos dados e informações, mantendo-se permanentemente atualizado em relação ao avanço da informática.

Habilidades inter-pessoais: Aquelas que serão desenvolvidas e aprimoradas mediante a interação com os pares e com os professores, no curso, e com profissionais da área em atividades extra-curriculares, como seminários, workshops, entre outras possíveis:

  • Habilidade de comunicação;
  • Habilidade de trabalho colaborativo;
  • Habilidade de resolução de problemas em grupo.

 

logorsd
Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

 
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