Greve dos Servidores na Rede Federal

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 18h48

GREVE

Nota da Direção Geral do Campus Catanduva em relação à greve deflagrada em 10/04/2024

Em assembleia extraordinária convocada pela Coordenação de Base do Campus Catanduva do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical São Paulo (SINASEFE-SP), realizada em 10/04/2024, foi deliberada uma greve por tempo indeterminado, refletindo o desejo coletivo por melhorias na educação pública, movimento que está sendo acompanhado por diversos campi do Instituto Federal de São Paulo e também de Institutos Federais e Universidades Federais do Brasil. A greve aprovada em assembleia terá início no dia 15/04/2024.

O movimento grevista apresenta a seguinte pauta de reinvindicação: Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT); Recomposição salarial; Revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos anteriores; Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A Direção-Geral do Campus Catanduva respeita o direito de greve dos docentes e técnicos-administrativos, reconhecendo a legitimidade de suas reivindicações, assim como o direito individual de cada um em decidir aderir ou não ao movimento. Sendo assim, cada docente informará às turmas sobre sua adesão ou não à greve. O calendário acadêmico será mantido, com reposição prevista ao fim da greve, conforme acordado entre o SINASEFE e a reitoria do IFSP.

Será realizada uma reunião no dia 15/04/2024, entre as direções do campus (Geral, Administrativa e Educacional) e o comando de greve local, na qual serão definidos os serviços essenciais a serem mantidos durante o período de greve.

Durante o período de greve, os estudantes poderão acessar o campus para realizar atividades acadêmicas necessárias e estabelecer diálogos com as representações estudantis e com os servidores presentes, promovendo um entendimento coletivo do contexto e a formação de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca.

Por fim, a Direção Geral do Campus Catanduva demonstra respeito à greve, como instrumento legítimo para melhorar a educação pública, e reitera seu compromisso com o diálogo e a busca por soluções. Neste momento desafiador, pede-se compreensão da comunidade acadêmica para superar obstáculos e promover uma educação mais justa e de qualidade.

Documentação

Comunicado 13/2024 - Nota da Direção Geral do Campus Catanduva em relação à greve deflagrada em 10/04/2024

Comunicado 14/2024 - Nota da Direção Geral do Campus Catanduva em relação às atividades consideradas essenciais durante o período de greve