Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vestibular Enem IFSP: são oferecidas vagas para cursos superiores Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Química e Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vestibular Enem IFSP: são oferecidas vagas para cursos superiores Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Química e Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 08h06
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 20h20

PORTAL DO CANDIDATO

faça sua inscrição

Vestibular Enem 2022.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas, de 22 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022, para o Vestibular Enem IFSP. São oferecidas 5.400 vagas para cursos superiores de graduação em 32 câmpus da Instituição. 

A seleção utilizará para classificação dos candidatos as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edições: 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. Os candidatos não podem ter sido eliminados em alguma das provas ou obtido nota zero na redação. 

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

 

No Câmpus Catanduva são oferecidas:

40 vagas - Engenharia de Controle e Automação

40 vagas - Licenciatura em Química

40 vagas - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Veja os cursos ofertados, os documentos necessários para inscrição e outras informações no Edital n.º 498/2021.

 

AÇÕES AFIRMATIVAS

O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo, de forma a atender a legislação vigente. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Médio, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras. 

As informações declaradas pelo candidato ao realizar a inscrição para o processo seletivo são utilizadas pelo sistema para definir automaticamente diferentes listas de classificação, nas quais o candidato concorrerá com sua nota.  

Para os candidatos que estudaram integralmente em escolas públicas brasileiras*, as listas de reserva de vagas também consideram os seguintes requisitos: 

  • Renda – se a renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio for menor ou igual a R$1.650,00 vigente aos três meses anteriores à data de inscrição, isto é, julho, agosto e setembro de 2021;  
  • PPI – se o candidato se autodeclara preto, pardo ou indígena; 
  • PCD – se o candidato é pessoa com deficiência (de acordo com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15). 

É muito importante ter atenção ao preencher a Formulário de Inscrição e o Questionário Socioeconômico, pois mesmo que o candidato atenda aos requisitos, se suas respostas não o identificam para as vagas reservadas, ele concorre apenas às vagas destinadas à ampla concorrência. 

A veracidade das informações prestadas é de total responsabilidade do candidato e/ou seus responsáveis. A declaração falsa ou a não comprovação de qualquer dado informado acarretará a desclassificação do candidato e, consequentemente, a perda da vaga. 

* Exclui-se das vagas reservadas candidatos que tenham cursado, ainda que parcialmente, o ensino médio em instituições privadas de ensino (particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, conforme Art. 20, da Lei 9.394/1996), mesmo com bolsa integral; candidatos que estudaram em escolas públicas fora do Brasil; candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac). 

Confira as informações completas e documentos necessários às comprovações no Edital n.º 498/2021.

CALENDÁRIO

Confira as informações completas no Edital n.º 498/2021.

INSCRIÇÃO 

Passo 1 – Leitura do Edital n.º 498/2021que traz todas as informações sobre o processo seletivo (também é importante ficar atento às retificações e atualizações que são publicadas nesta página). 

Passo 2 — Criar seu Cadastro no Portal do Candidato — se for a primeira vez que participa de um processo seletivo do IFSP, escolha a opção Entrar no menu superior e, na página seguinte, vá em Faça seu cadastro. Após preencher e salvar os dados, você receberá uma mensagem em seu e-mail, com um link para ativar sua conta. Atenção: devem ser informados o número do documento de identidade e o CPF do próprio candidato.  
Quem já participou de processos seletivos anteriores do IFSP deve apenas atualizar os dados necessários, e seguir para o passo 3.  

Passo 3 — Preencher o Formulário de Inscrição e o Questionário Socioeconômico — no Portal do Candidato, escolha a opção Entrar e, na página seguinte, preencha o CPF e a senha e escolha Acessar o sistema. Na caixa inscrições, localizar o Edital n.º 498, de 21 de dezembro de 2021, Visualizar. Então, você pode escolher o câmpus/curso/turno ao qual pretende se candidatar e Realizar inscrição. Na próxima tela, preencha corretamente os dados solicitados e envie o formulário clicando em Enviar. Será exibida uma tela de confirmação dos dados preenchidos no formulário, e se estiver tudo certinho, você deve marcar o campo "Declaro que os dados acima estão corretos". Ao enviar as informações, copie o número para comprovação da inscrição.  

Confira as informações completas no Edital n.º 498/2021

DOCUMENTOS 

Edital n.º 498/2021


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página