Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Engenharia de Controle e Automação > Engenharia de Controle e Automação
Início do conteúdo da página

Engenharia de Controle e Automação

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h50 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 08h16 | Acessos: 6759

Engenharia de Controle e AutomaЗ╞o Vбdeo

 

Vídeo institucional de apresentação do curso Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação discorrendo sobre o objetivo, perfil e área de atuação com a participação de professores, alunos e egressos.

 

DURAÇÃO DO CURSO

10 semestres (5 anos)

 

PERÍODO DO CURSO

Integral

 

COORDENADOR DO CURSO

Marcos Rodrigues Costa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

CONTATO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CONHECIMENTOS DO CURSO

O curso tem fundamentos muito sólidos na área de Matemática (Calculo, geometria analítica, estatística), Fisica ( Mecanica geral e eletricidade geral, eletromagnetismo e optica) e Química aplicada. Para a área específica de Controle e Automação temos conhecimentos em Eletrônica Analógica e Digital, Eletrônica de Potência, Modelagem de Sistemas Dinâmicos, fluido-dinâmicos e térmicos, Controle de processos produtivos ( Contínuos e Discretos).

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Engenharia de Controle e Automação ou Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. 

Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. 

Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

Pode trabalhar em empresas de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, empresas da área de metal-mecânica no departamento de automação (setores automobilísticos, montagem de produtos linha branca, aeronáuticos, etc.), empresas de consultoria na área de automação de processos (SAP, IBM, TOTVs, etc), empresas mineradoras ou de extração de petróleo (Vale e subsidiárias, Petrobras e subsidiárias, etc), empresas especializadas em implantação de sistemas de automação e robótica (ABB, Kuka, etc).

 

EGRESSO

O egresso do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP Câmpus Catanduva terá sólida formação técnico-científica e profissional com capacidade de atuar no controle e automação de processos, equipamentos, unidades e sistemas de produção, e de desenvolver as seguintes atividades (contempladas na Resolução CONFEA 1.010 de 22 de agosto de 2005):

  1. Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica; 
  2. Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação; 
  3. Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental; 
  4. Assistência, assessoria, consultoria e elaboração de orçamentos; 
  5. Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem; 
  6. Desempenho de cargo ou função técnica; 
  7. Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão; 
  8. Padronização, mensuração, controle de qualidade; 
  9. Execução e Fiscalização de obra ou serviço técnico; 
  10. Produção técnica e especializada;
  11. Execução de desenho técnico;
  12. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

 

ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

No IFSP, as atividades de pesquisa são conduzidas, em sua maior parte, por meio de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nos quais pesquisadores e estudantes se organizam em torno de inúmeras linhas de investigação. O IFSP mantém continuamente a oferta de bolsas de iniciação científica e o fomento para participação em eventos acadêmicos, com a finalidade de estimular o engajamento estudantil em atividades dessa natureza. 

Os docentes, por sua vez, desenvolvem seus projetos de pesquisa sob regulamentações responsáveis por estimular a investigação científica, defender o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, viabilizar a captação de recursos em agências de fomento, zelar pela qualidade das atividades de pesquisa, entre outros princípios.

Temos áreas diversas de pesquisas que os alunos de Engenharia de Controle e Automação podem desenvolver com os professores do curso, dentre elas:

  1.  Sistemas de controle de processos produtivos;
  2.  Instrumentação de sistemas e processos;
  3.  Processos de geração de energia (solar, fotovoltaica, eólica, etc.);
  4.  Robótica aplicada na indústria ou em serviços;
  5.  Sistemas embarcados e internet das coisas;
  6.  Materiais e Soldagem;
  7.  Sistemas de automação para agronegócio. 

 

ESTÁGIO

O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente.

Para realização do estágio, deve ser observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares, Parecer n° CNE/CES 11/2002, tendo como características: 

  1. Carga horária: 160 horas;
  2. Acompanhamento e orientação: orientados por um professor pertencente ao corpo docente do curso de Engenharia de Controle e Automação;
  3. Formas de apresentação: ao final do estágio deverá ser apresentado um relatório detalhado das atividades desenvolvidas;
  4. Convênios: a Coordenação de Extensão do Câmpus (CEX) é responsável pela documentação dos alunos e estabelecimento dos convênios com as empresas para a realização dos estágios em acordo com a Direção Geral do câmpus. Possuímos convênio com empresas da região (Ind. Reunidas Colombo, Infoeng, DLA Pharma, LS eletro-eletrônica, Macias Eletrotécnica, etc.) e também com outras empresas no estado de São Paulo (Technomotor - São Carlos, São Martinho S.A. - Pradópolis) com alunos estagiando ou que já realizaram estágios do nosso curso.

 Mais informações clique aqui e acesse.

 
DOCUMENTOS
para alunos ingressantes até 2022:
 
 
TCC
 
GESTÃO DO CURSO
 
Fim do conteúdo da página