Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Painel Covid-19: cenário IFSP Câmpus Catanduva

Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 19h43 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h23 | Acessos: 1248

ATUALIZAÇÕES

 

Uso de máscaras

Torna-se facultativo o uso de máscaras em alguns ambientes do Câmpus Catanduva do IFSP.

Considerando o avanço do programa Nacional de Imunização contra Covid 19;

Considerando a redução do número de casos confirmados, a taxa de ocupação hospitalar e o número de óbitos por 100 mil habitantes nas últimas semanas no Estado de São Paulo e no Município de Catanduva;

Considerando o Protocolo de Biossegurança do IFSP, publicado em 05 de abril de 2022;

Desta forma, fica autorizada a flexibilização da utilização das máscaras em ambientes abertos e pátio, mantendo-se sua utilização obrigatória em ambientes fechados, como salas de aula, auditório, laboratórios e em ambientes de trabalho individuais e compartilhados, desde que haja o distanciamento físico entre servidores de, pelo menos, 1,5m. Destacamos ainda que as medidas de segurança adotadas no refeitório permanecerão as mesmas.

A flexibilização passa a vigorar a partir de 11/04/2022.

Comunicado n.º 5/2022 - DRG/CTD/IFSP


Uso de máscaras

 

Medidas sanitárias adotadas pelo IFSP Câmpus Catanduva após flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados pelo governo estadual

Considerando ainda a existência da pandemia de Covid-19;

Considerando a indicação de flexibilização da utilização de máscaras em ambientes fechados e abertos no estado de São Paulo;

Considerando o caráter opcional da adoção da flexibilização da utilização das máscaras nos ambientes escolares;

A Direção Geral do IFSP Câmpus Catanduva vem informar que, a despeito da flexibilização indicada pelo governo do Estado de São Paulo em relação à utilização das máscaras, as medidas de controle sanitário dentro da instituição permanecerão as mesmas.

Desta forma, ainda é obrigatória a utilização das máscaras em todos os ambientes institucionais.

Comunicado n.º 4/2022 - DRG/CTD/IFSP


Início das aulas 2022

 

Este comunicado refere-se ao retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas do IFSP Câmpus Catanduva, sendo válido para o mês de fevereiro de 2022 a partir do dia 07/02/2022. As condições para esse retorno foram estabelecidas pela Portaria nº 620/2022 e Portaria n° 37/2022 do IFSP.

O horário de funcionamento do IFSP Câmpus Catanduva a partir do dia 07/02/2022 será das 7h às 22h50.

Dia 03 de fevereiro, quarta-feira, haverá uma live para mais esclarecimentos, participe pelo nosso canal no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=Emlwiv_i6gc.

Considerando que os boletins epidemiológicos emitidos pelo Município de Catanduva têm indicado uma baixa ocorrência de quadros graves e internações pela Covid-19, apesar do aumento da taxa de transmissão da variante Ômicron, e atendendo às normativas internas do IFSP, indicamos que as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão e administrativas da instituição retornem à modalidade presencial a partir de 07/02/2022. Buscando maior segurança de toda comunidade, o retorno presencial será realizado de maneira gradual e escalonada de acordo com a tabela abaixo:

Ensino Médio Integrado

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Ensino Médio Química/ Redes/ Mecatrônica
1° Ano
07/02/2022
Ensino Médio Química/ Redes/ Mecatrônica
2° Ano
14/02/2022
Ensino Médio Química/ Redes/ Mecatrônica
3° Ano
21/02/2022

 

Licenciatura em Química

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Licenciatura em Química
2°, 3° e 4° Ano
07/02/2022

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2° e 3° Ano
07/02/2022

 

Fabricação Mecânica

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Fabricação Mecânica
1°, 2°, 3° e 4° módulo
07/02/2022

 

Engenharia de Controle e Automação

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Engenharia de Controle e Automação
2° Ano
07/02/2022
Engenharia de Controle e Automação
3° Ano
14/02/2022
Engenharia de Controle e Automação
4° e 5° Ano
21/02/2022

 

Pós-Graduação

Curso
Ano
Data de Retorno Presencial
Saberes e Práticas Docentes para o Ensino Fundamental I
1° Ano
07/02/2022
Internet das Coisas (IOT)
1° Ano
07/02/2022

 

Em razão do formato estabelecido para o retorno presencial do IFSP Câmpus Catanduva, e seguindo o escalonamento proposto, os estudantes que permanecerem em atividades remotas irão realizar as atividades acadêmicas utilizando o Microsoft Teams, observando o mesmo formato já realizado no ano de 2020/2021.

Para possibilitar maior entendimento em relação ao processo de retorno presencial, bem como aos protocolos sanitários de segurança e esclarecer dúvidas que a comunidade acadêmica possa apresentar, será realizado uma reunião no dia 03/02/2022 às 19h transmitida pelo canal do Youtube do IFSP Câmpus Catanduva (https://www.youtube.com/c/IFSPCatanduva-ctd).

As atividades administrativas deverão retornar à modalidade presencial, com a realização de escala entre os servidores de cada setor, mantendo o atendimento presencial em todos os períodos necessários para atender as demandas da instituição. Nesse momento, a escala de cada setor irá definir os horários de cada servidor no dia, sendo que estes retornarão às atividades diárias presencialmente no câmpus. 

O IFSP Câmpus Catanduva, monitora a pandemia e reitera que a segurança sanitária da comunidade acadêmica é uma prioridade. Lembramos, ainda, que a comprovação do esquema vacinal completo contra a covid-19 é obrigatória para o acesso aos espaços da Instituição e que a organização de eventos que causem aglomeração não deve ocorrer. Além disso, a manutenção das medidas não farmacológicas preventivas é essencial: distanciamento interpessoal, uso correto de máscara apropriada e higienização frequente das mãos.

Informamos ainda que diante da evolução da pandemia no mês de fevereiro, as orientações apresentadas nesse documento poderão sofrer alterações.

 

 

Vacinação

O IFSP publicou, no último dia 29 de janeiro, a Portaria Normativa n.º 37/2022, que dispõe sobre a comprovação de esquema vacinal contra a Covid-19 em todas as unidades da Instituição a partir de 7 de fevereiro.

As atividades acadêmicas presenciais poderão ser retomadas, conforme decisão de cada câmpus, desde que considerados os condicionantes apontados na Portaria n.º 620/2022, como a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19, e respeitado o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP.

A comprovação de esquema vacinal vale para servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, estudantes, estagiários e público em geral. Todos deverão comprovar o esquema vacinal completo (vacina de duas doses ou dose única) contra a Covid-19. Excepcionalmente, será aceita a entrada de pessoas que tenham iniciado o esquema vacinal e estejam aguardando o período para a segunda dose.

A vacinação poderá ser comprovada com os seguintes documentos oficiais: certificado digital de vacinação disponibilizado pelo Estado de São Paulo nas plataformas Vacina Já ou Poupatempo Digital; carteira de vacinação digital (ou impressa), disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde — Conecte SUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacina.

A partir do dia 7 de fevereiro, os servidores convocados para o trabalho presencial deverão enviar à chefia imediata, até a data do seu comparecimento na unidade, alguma destas alternativas documentais: comprovante de vacinação; justificativa para impossibilidade de imunização; termo de apresentação de testes. O envio deverá ser feito via processo Suap.

Não vacinados

Para ingressar no IFSP, pessoas não vacinadas deverão apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativo para Covid-19 realizado nas últimas 72h (a partir da coleta do exame) e entregar o termo de apresentação de testes (anexo II da Portaria Normativa n.º 37/2022).

Estudantes

A sistemática de apresentação dos comprovantes pelos estudantes será definida por cada direção-geral de câmpus.

Aos discentes que não apresentarem o comprovante de vacinação ou a contraindicação da vacina ou, ainda, teste negativo para Covid-19, não será permitido o registro de frequência e nota de qualquer atividade presencial de ensino, pesquisa e extensão.

O estudante que comprovadamente tiver contraindicação médica ou técnica para vacinação fará jus ao regime de exercícios domiciliares.

A Portaria n.º 620/2022 orienta os procedimentos a serem adotados quando for detectada suspeita de contaminação por Covid-19 entre alunos.

Terceirizados

Trabalhadores terceirizados que não se vacinarem ou adotarem o esquema de apresentação de testes ficarão impedidos de acessar as dependências das unidades do IFSP, sendo tomadas as medidas cabíveis em relação aos respectivos contratos.

Público geral

O público em geral deverá, para acessar as dependências do IFSP, portar cópia do comprovante de vacinação ou apresentação de teste, podendo esse documento ser solicitado na entrada ou a qualquer tempo de sua permanência nas instalações da Instituição.

As medidas apontadas na Portaria Normativa n.º 37/2022 não suspendem os demais cuidados contidos em outros normativos do IFSP, tais como o previsto no Protocolo de Biossegurança.

O IFSP seguirá baseando suas orientações e decisões a respeito da pandemia de Covid-19 em critérios técnicos e informações com base científica.

 

 

  

Legislação

Instrução Normativa n° 002, de 30 de setembro de 2019

Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020

Nota Técnica SEDUC n.º 03/2021 - Vacinação dos Profissionais da Educação

Nota Técnica SEDUC n.º 02/2021 - Vacinação dos Profissionais da Educação

Lei nº 17.320, de 12 de fevereiro de 2021 - Dispõe sobre penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19

Reflexões do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE/CONIF) sobre o retorno gradual às atividades presenciais nas Instituições da RFEPCT 

Minuta do IFSP para retomada de atividades acadêmicas presenciais 

Comunicado n.º 37/2021 - DDGP-DGP/PRO-PRD/RET/IFSP

Portaria nº 4937/IFSP, de 1 de setembro de 2021 

Protocolo de Biossegurança do IFSP ATUALIZADO

Portaria nº 5227/IFSP, de 21 de setembro de 2021 

Orientações para a retomada segura das atividades presenciais nas escolas de educação básica no contexto da pandemia da Covid-19 - 2ª edição 

Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021 

Portaria nº 5612/IFSP, de 13 de outubro de 2021 

Comunicado nº 38/2021 - DDGP-DGP/PRO-PRD/RET/IFSP 

Portaria Normativa n.º 37, de 29 de janeiro de 2022

Portaria n.º 620, de 29 de janeiro de 2022 

OFÍCIO N.º 1/2022 - CHE-RET/RET/IFSP - Exigência de comprovante de vacinação/"passaporte vacinal" para servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados

– Pandemia – COVID-19

Parecer n. 00032/2022/CONSUL/PFIFSÃO PAULO/PGF/AGU 

Comunicado n.º 4/2022 - DRG/CTD/IFSP - Medidas sanitárias adotadas pelo IFSP Câmpus Catanduva após flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados pelo governo estadual NOVO!

IFSP divulga orientações atualizadas para retomada do trabalho presencial NOVO!

 

Indicadores para mudança de cenários

Taxa de transmissão comunitária: número de casos novos por dia por 100.000 habitantes, nos últimos 07 dias (entre 25 e 50) (https://www.seade.gov.br/coronavirus/); (Após clicar no link, utilize o filtro "Dep. Regional Saúde” no menu superior e escolha a opção "São José do Rio Preto", e “Munícipios" escolha a opção “Catanduva” ao lado direito, acima do gráfico, escolha o menu "Casos")

Redução maior que 20% no número de óbitos e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comparando à Semana Epidemiológica (SE) finalizada, em relação a duas semanas anteriores (Faixa verde – CONASS / CONASEMS) (https://www.seade.gov.br/coronavirus/); Após clicar no link, utilize o filtro "Dep. Regional Saúde” no menu superior e escolha a opção "São José do Rio Preto", e “Munícipios" escolha a opção “Catanduva” ao lado direito, acima do gráfico, escolha o menu "óbitos")

Capacidade de atendimento da rede hospitalar local (taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, entre 60 e 80% de leitos ocupados na rede pública) (https://www.seade.gov.br/coronavirus/);  (Após clicar no link, na parte de baixo do site, lado esquerdo, na lista suspensa do menu "Dep. Regional Saúde e Municípios" e escolha a opção "São José do Rio Preto"). Para informações específicas do Município de Catanduva acesse o link: http://www.catanduva.sp.gov.br/coronavirus/

Taxa de contágio (R0) < 1,0 (em 7 dias consecutivos) (https://flaviovdf.github.io/covid19/#sudeste); (Sudeste - após clicar no link, desça a barra de rolagem até encontrar o Estado de São Paulo).

Índice de vacinação da população entre 20 e 40% (2ª Dose) (https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/); (Após acessar o link, escolha a região de São José do Rio Preto e Município de Catanduva). As estatísticas específicas de Catanduva podem ser acessadas no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1qi6McOFsn6IbMvvJ5KGY24g135o1lBmI/view?usp=sharing

 

O Painel

O Painel da Covid-19 do IFSP Câmpus Catanduva foi criado com o objetivo de acompanhar os indicadores da pandemia que nortearão as mudanças de cenários referentes ao retorno das atividades presenciais e divulgar o Protocolo de Biossegurança aprovado para implementação no Câmpus, bem como as demais legislações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Este painel será atualizado, sempre que necessário e com o cuidado de omitir quaisquer informações pessoais.

 

Questionário aplicado

Com o objetivo de verificar qual era a situação em relação ao contágio da COVID-19 entre servidores e estudantes do Câmpus Catanduva, foi desenvolvido um questionário e disponibilizado aos servidores e estudantes do câmpus. 

A seguir serão apresentados os resultados desse levantamento. O questionário ficou disponível no período de 17/06/2021 à 25/06/2021 através do link: https://forms.gle/QBMTZgVt7hXL2apQ8.

Responderam ao questionário sobre “Acompanhamento do bem estar de Estudantes e Servidores” em decorrência da pandemia de Covid-19 (Figura 1) 427 pessoas, nos quais 328 eram estudantes e 99 eram servidores.

 

Figura 1. Resposta sobre identificação dos participantes.

 

Foram infectados pela covid-19 15 servidores (Figura 2) e 63 estudantes (Figura 3), o que corresponde respectivamente a 15 % e 19% dos participantes da pesquisa.

Painel Covid figura 2

Painel Covid figura 3

Figura 2. Servidores Infectados pela Covid 19. Figura 3. Estudantes Infectados pela Covid 19.

 

Em relação à perda de familiares em decorrência da Covid-19, 23 servidores (Figura 4) e 62 estudantes (Figura 5) indicaram o falecimento de algum parente até junho de 2021, o que corresponde respectivamente a 23 % e 18% dos participantes da pesquisa.

 

Painel Covid figura 4

Painel Covid figura 5

 Figura 4. Servidores que perderam familiares.

Figura 5. Estudantes que perderam familiares.

 

Torna-se facultativo o uso de máscaras em alguns ambientes do Câmpus Catanduva do IFSP.
 

Considerando o avanço do programa Nacional de Imunização contra Covid 19;

Considerando a redução do número de casos confirmados, a taxa de ocupação hospitalar e o número de óbitos por 100 mil habitantes nas últimas semanas no Estado de São Paulo e no Município de Catanduva;

Considerando o Protocolo de Biossegurança do IFSP, publicado em 05 de abril de 2022;

Desta forma, fica autorizada a flexibilização da utilização das máscaras em ambientes abertos e pátio, mantendo-se sua utilização obrigatória em ambientes fechados, como salas de aula, auditório, laboratórios e em ambientes de trabalho individuais e compartilhados, desde que haja o distanciamento físico entre servidores de, pelo menos, 1,5m. Destacamos ainda que as medidas de segurança adotadas no refeitório permanecerão as mesmas.

A flexibilização passa a vigorar a partir de 11/04/2022.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página