Página inicial > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 00h22 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2016, 12h47 | Acessos: 2730

A autarquia federal de ensino Instituto Federal de São Paulo foi fundada em 1909 com o nome Escola de Aprendizes Artífices e é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus 103 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos, 30% das vagas para os cursos de Tecnologias e Engenharias e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada (FIC) e pós-graduação. O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e mais de 4 mil alunos distribuídos nos 23 polos de educação a distância divididos pelo estado de São Paulo. O campus Catanduva teve autorização de funcionamento através da Portaria MEC n.º 120, de 29/01/2010. O Campus fica localizado no município de Catanduva, a 385 km da Capital, na região noroeste do Estado de São Paulo, na Avenida Pastor José Dutra de Moraes, 239 – Distrito Industrial Antônio Záccaro. A implantação do IFSP Campus Catanduva é resultado dos esforços da Prefeitura de Catanduva, da reitoria do IFSP e do Ministério da Educação (MEC), que, conhecedores das necessidades da região, cujas principais atividades econômicas são a indústria e a agricultura, implementaram a escola oferecendo cursos nas áreas de Mecatrônica, Fabricação Mecânica, Informática e Química. O Campus Catanduva iniciou suas atividades em 16 de agosto de 2010, com cursos vespertinos e noturnos, oferecendo 80 vagas para o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática e 80 vagas para curso técnico em Mecatrônica, ambos na modalidade sequencial/concomitante, totalizando 160 vagas. Atualmente, o Campus Catanduva possui três cursos superiores, sendo estes: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Licenciatura em Química. O espaço físico do campus conta com 9 salas de aula, 15 laboratórios, sendo 11 multidisciplinares, biblioteca, cantina e duas salas de apoio, ocupando o terreno de 50.109,47 m².