IFSP Câmpus Catanduva comemora o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos com Tabela Periódica Humana

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 19h06 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 19h31 | Acessos: 72

Presente em todas as escolas, laboratórios e centros de pesquisa científica do mundo, a Tabela Periódica é uma ferramenta de uso cotidiano que ajuda a sistematizar e a organizar o conhecimento científico. A Tabela Periódica atual apresenta 118 elementos químicos e é baseada em elementos organizados em ordem crescente de números atômicos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019). As iniciativas em comemoração ao aniversário, cujo slogan é “Uma Linguagem Comum para a Ciência”, podem ser acompanhadas pelo site www.iypt2019.org.

Como forma de prestar uma homenagem aos 150 anos da criação do químico russo Mendeleev foi colocado em prática o projeto “Tabela Periódica Humana” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Catanduva. O projeto foi desenvolvido com estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio e executado no dia 18 de junho (dia do químico) de 2019. Para tal, foram mobilizadas mais de 140 pessoas, entre alunos do Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Química, professores e demais servidores da instituição. A Tabela Periódica utilizada como modelo foi a desenvolvida pela Comissão Técnica de Divulgação do CRQ-IV e pode ser encontrada no site:

tabela periódica 01 site

tabela periódica 02 site