Coordenadoria de Extensão: Cursos e Ações no 2º semestre de 2018

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h37 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 16h40 | Acessos: 48

No mês de setembro os cursos de Formação Continuada do IFSP Câmpus Catanduva "Soldagem: aspectos teóricos e práticos" e "Comandos Elétricos" foram encerrados, promovendo a troca de conhecimentos entre estudantes, professores e a comunidade em geral.

O curso de Comandos Elétricos, coordenado pelo professor Rodrigo Gati foi concluído com a formação de dez estudantes, já capacitados para atuarem na área. Já o curso de Soldagem, coordenado pelo professor Alceu Carneiro, foi realizado em parceria com as Indústrias Colombo de Pindorama-SP, que cedeu material para realização das aulas práticas nas dependências do câmpus. A parceria com a Colombo é fruto das discussões iniciadas no evento Conexão Inovação, de junho de 2017, e que resultaram na assinatura do Acordo de Cooperação nº 11/2018 entre a empresa e o IFSP para o oferecimento de capacitação a seus funcionários na referida área.

extensão set 01 site

extensão set 02 site

Outros cursos foram iniciados no segundo semestre do ano e já estão provendo experiências que para além de divulgar o IFSP Câmpus Catanduva na comunidade e reforçar seu papel social, consolidam a Extensão como eixo formativo da educação.

O curso intitulado “Preparação de pães, custeio e cooperativismo”, coordenado coletivamente pelos servidores Carla Galbiati da Cruz, Osvaldo Severino Junior, Marcel Pazinati, Guilherme Bernardo e Núcleo de Economia Solidária do IFSP Câmpus Catanduva vai ao encontro dessa informação. Iniciado em setembro, o objetivo básico do curso é promover noções de higienização de alimentos e preparação dos pães aliados ao custeio do produto. Somado a esse processo, tem-se um módulo de formação em cooperativismo popular e em Economia Solidária, estimulando os estudantes a se organizarem para terem renda a partir dos conhecimentos obtidos no curso.

extensão set 03 site

extensão set 04 site

O mesmo pode ser dito a respeito do curso "Reciclagem de Madeira - Marcenaria Amadora", coordenado pelo professor Luís Fernando Castilho Maschi em parceria com a Prefeitura Municipal de Catanduva e seu programa “CAIC Jovem”. O objetivo do curso é capacitar jovens para reaproveitarem madeira de paletes para confecção de móveis e outras atribuições.

extensão set 05

extensão set 06

extensão set 07

A parceria entre Prefeitura Municipal de Catanduva, CAIC Jovem e IFSP Câmpus Catanduva tem rendido frutos na área de Humanidades: o curso "Letras da Esperança: Literatura e Crítica Social", coordenado pelo professor Rafael Natera, reúne adolescentes nas dependências do CAIC para discussões e leitura de obras literárias. O projeto atende ao Edital da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP nº 237/2018, que conta inclusive com uma bolsa de extensão.

Por fim, o curso de Formação Continuada "Culinária prática e saudável para o dia a dia", coordenado pelas servidoras Thaís Minatel Tinós, Carla Galbiati da Cruz e pelo servidor Marcel Pazinati está estimulando o contato dos estudantes com a cozinha e com receitas que podem, entre outros objetivos, serem úteis na vida universitária.

extensão set 08 site

extensão set 09 site